segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Uma viagem ao Vietnam

Um dos lugares mais interessantes de se visitar está na Asia.
Sapa tem montanhas coloridas misturadas com minorias etnicas que habitam no local .
Aqui encontra o melhor poiso da região, o hotel Baguette & chocolat.
A bem dizer, não é bem um hotel pois só tem 4 quartos!
Simples, limpo, charmoso e com um pequeno almoço divinal!!
Para quem tem um gosto mais requintado o melhor será ficar no Victoria Sapa.
Apesar da comida Vietnamita ser deliciosa, o bom é não enjoar, então vá até ao café Puku na capital Hanoi!
O ambiente é do mais descontraído e pode encontrar um café de verdade e delicioso!!
A melhor altura para visitar o Vietnam é entre Outubro e Abril.
Nesta viagem vai ter de visitar Hoi An, uma cidade antiga mas bem preservada.
Hue, um dos principais centros de cultura!
Localiza-se a cerca de 700 km de Hanoi.
A sua Pagoda é uma das mais belas estruturas deste país!
A cidade é famosa ainda pela sua comida vegetariana preparada pelos monges dos templos.
Tem ainda proximo a praia de Thuan An!
Lao Cai é uma cidade ao norte.
Faz fronteira com a china.
Danang está repleta de atractivos naturais e culturais.
Situa-se próxima à antiga capital real Hue e à Hoi An, uma bela colônia japonesa no Vietnam, que vale a pena ser visitada.
Na região de Da Nang, encontram-se a passagem de Hai Van, um túnel de 6, 28 Km; a Península de Son Tra, com suas águas transparentes; as planícies aluviais de Bai But, Bai Rang e Bai Nom, com crepúsculos e amanheceres lindos; e o Rio Han e sua ponte.
Visite em Danang: - Museu Cham: este museu de escultura champa foi construído em 1915 e possui um acervo variado que inclui obras dos séculos VII ao XV. O museu foi arquitetado por dois franceses e as peças foram coletadas no fim do século XIX na parte central do Vietnã, de Quang Binh a Binh Dihn.
Entre as peças, encontram-se altares, estátuas e trabalhos decorativos de templos hindus e budistas. São oito séculos de uma arte original que pode ser apreciada pelo visitante.
Tay Ninh, esta cidade é o centro do Cao Dai, um grupo religioso politicamente ativo que foi suprimido pelas forças armadas do sul vietnamita depois de um insurreição em 1955.
 Essa religião é um apanhado de todas as religiões do mundo. O ponto de maior interesse é a catedral Cao Dai, que foi construída como um misto de arquitetura cristã, islâmica e budista.
 A população é predominantemente khmer.
Saigon A maior cidade do país é também o centro cultural e econômico vietnamita, com uma dinâmica de pólo industrial.
 Pelas ruas, encontram-se vendedores ambulantes, mercados, lojas e cafés. Ainda que a cidade seja moderna, possui muita beleza nas suas tradições.
Os passeios pela cidade são variados e incluem a Pagoda Giac Lam, o Palácio da Reunificação, a Catedral de Notre-Dame Neo-Romanesca, o Museu de Ho Chi Minh, o Mercado Bem Thanh e o Museu dos Remanescentes da Guerra.
Visite na cidade:

- Mausoléu de Ho Chi Minh: depois de dois anos em construção, o mausoléu do presidente Ho Chi Minh foi oficialmente inaugurado em 1975 e possui 21 metros de altura, dividido em três andares. O primeiro preside reuniões organizadas na Praça Ba Dinh. O segundo piso contém os restos do presidente, que são mantidos em uma câmara, acessível por uma série de passagens e escadarias de mármore. A parte superior do mausoléu é formada por um terraço dividido em três partes.

- Museu de Ho Chi Minh: exibe relíquias da vida e trabalho do presidente Ho Chi Minh, figura importante da história recente vietnamita, herói do movimento de libertação nacional. Foi inaugurado em 1990, no centenário do seu nascimento.

- Cu Chi: este é um dos complexos de túneis subterrâneos vietnamitas mais famosos da Guerra do Vietnam, localizado próximo à Ho Chi Minh. O passeio pelos túneis tenta mostrar aos visitantes a realidade da guerra. Eles abrigavam os vietcongues e serviam como ponto estratégico para suas campanhas militares. Uma televisão mostra imagens de caças B52´s bombardeando a região.
Hanoi, a capital da República Socialista do Vietnam é o principal porto de entrada para se conhecer o país. Tem os lagos e boulevards, os parques públicos e as casas coloniais francesas, os mercados a céu aberto, a agitada vida noturna e os modernos arranha-céus com o pano de fundo tornam a capital vietnamita uma fusão do antigo com o moderno. O centro da cidade foi construído ao redor do Lago Hoan Kiem.
Visite em Hanói:

- Pagoda de Uma Coluna: o nome original dessa pagoda é Dien Huu, que significa literalmente boa sorte e felicidade. Localizada na zona oeste da cidade, foi construída primeiramente em 1049, no reino do Rei Ly Thang Tong. A lenda conta que esse rei era muito velho e não tinha descendentes. Uma noite, sonhou que Buda, sentado em uma flor de lótus, entregou um bebê em suas mãos e era um menino. Um mês depois, a rainha ficou grávida e o rei construiu a pagoda em homenagem à Buda e a única coluna que dá suporte à construção simboliza a flor de lótus.

- Templo da Literatura (Quoc Tu Giam): foi a primeira universidade do Vietnã, onde muitos estudantes se graduaram e se tornaram doutores. Em 1482, o rei Lê Thanh Tong ordenou que fossem erguidos monumentos em homenagem a todos os doutores que tivessem passado pela universidade desde 1442. Hoje, podem ser vistos 82 desses monumentos preservados.

- Lago da "Espada Devolvida" (Hoan Kiem): o lago, que não é tão grande quanto o Ho Tay, a nordeste, situa-se no centro da cidade e também deriva seu nome de uma lenda: diz-se que o rei Le Thai To tinha uma espada preciosa, que permaneceu ao seu lado por dez anos, no processo de resistência contra a dinastia Ming. Um dia, em uma travessia de barco por este lago, ele viu uma tartaruga gigante vindo na direção do barco . Ele desembainhou sua espada e deixou-a estendida na direção da tartaruga para que seus soldados vissem. A tartaruga, num ímpeto, segurou a espada entre os dentes e submergiu. O rei estava devolvendo a espada à criatura, que acredita-se, teria aparecido para determinar a sorte contra a Dinastia Ming. Finalizada a guerra, ele batizou aquele com esse nome.

- Templo Ngoc Son: o lago Hoan Kiem, que era considerado o lago mais bonito da cidade, foi presenteado no século XIX com um objeto que o tornou ainda mais famoso: a construção do Templo Ngoc Son, em uma ilha. Inicialmente chamado de Pagoda de Ngoc Son, foi rebatizado de templo, pois foi dedicado aos santos. O templo, como se conhece hoje, foi um esforço de restauração de Nguyen Van Sieu, em 1864. Na secção superior da torre de entrada do templo estão escritas em caracteres chineses: Ta, Thanh e Thien ou “escrever no céu azul implica na grandeza de determinação e vontade de uma pessoa direita e genuína”.

Informações úteis:

A moeda oficial no Vietnam é o dong.
O idioma oficial é o Vietnamita.
É obrigatório apresentar o comprovativo da vacina contra a febre amarela. Além disso, recomenda-se tomar também as vacinas contra Hepatite A (em duas doses, sendo que ao tomar a primeira, a pessoa já estará imune), contra tétano e febre tifóide.

Imprescendivel nesta viagem:

Lei-a o livro:The Quiet American!!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário